domingo, 2 de junho de 2013

A importância da escrita na escola

A escrita é muito importante, mas na escola, não se resume apenas ao papel central no conteúdo de Português, mas em todas as outras disciplinas. Não só na escola, mas em todos os lugares, é importante a escrita, pois indica, por exemplo: situações, preços, localizações, etc. Escrever é comunicar, estruturar argumentos e ativar nosso léxico.
Além de usarmos a escrita em cadernos, livros, folhas, etc...também usamos na internet para fazer trabalhos e deveres de casa. A escola é a responsável pelo nosso desenvolvimento linguístico e o aprendizado da escrita.

4 comentários:

  1. ADRIANA PEREIRA
    Tal como na história da humanidade,onde a escrita foi um divisor de águas,podemos afirmar que ocorre também com o desenvolvimento da aprendizagem do aluno e,a escola tem papel fundamental nesse processo,onde não se pode mais ver a escrita como mero processo de transmissão de conhecimentos más sim,fazer com que o aluno consiga ser o agente transformador do contexto em que vive ,levando a atuar como cidadão crítico e participativo.

    ResponderExcluir
  2. Os alunos devem aprender a ler matemática e ler para aprender matemática durante as aulas dessa disciplina, pois para interpretar um texto matemático, o leitor precisa familiarizar-se com a linguagem e os símbolos próprios desse componente curricular, encontrando sentido no que lê, compreendendo o significado das formas escritas que são inerentes ao texto matemático, percebendo como se articula e espressa conhecimentos.
    9 motivos para estudar Matemática
    Texto Luciana Fleury
    1. Estimula a descoberta
    Matemática é experimentação. Um bom professor sabe como incentivar crianças e adolescentes a raciocinar e a chegar aos resultados pelos seus próprios caminhos. Quando se entende a Matemática, ela se torna uma atividade prazerosa.

    2. Favorece a autonomia
    Não há uma forma única de se chegar aos resultados de cálculos matemáticos. Se bem estimulados, crianças e adolescentes podem criar suas próprias fórmulas e metodologias sozinhos, o que certamente irá transformá-los em pessoas mais autônomas e independente
    3. Facilita a vida cotidiana
    Nós precisamos da Matemática para praticamente tudo o que fazemos, desde calcular quanto arroz precisamos preparar para o almoço até planejar como será gasto nosso salário ou mesada. Ou seja: saber Matemática é essencial para se viver em sociedade.
    4. Desenvolve o raciocínio
    Todas as disciplinas escolares desenvolvem o raciocínio, é verdade. Mas não há como negar que, entre elas, a Matemática é a mais poderosa. Lidar com números e cálculos - dos mais fáceis aos mais difíceis - é uma arma poderosa para aprender a raciocinar melhor e mais rápido. E não estamos falando apenas de raciocínio matemático. A Matemática ajuda em todas as disciplinas, até mesmo no Português!
    5. Ajuda na concentração
    A Matemática é, talvez, a disciplina que mais necessita de concentração, porque afinal, se dá para ler um texto em pedaços, não dá para parar uma conta na metade sem ter que começá-la de novo. Por isso, quem leva essa disciplina a sério tem um poder de concentração muito maior - o que vai ajudar também em todas as outras disciplinas, é claro.
    6. Mostra o prazer dos desafios
    A vida nada é mais do que uma sucessão de desafios. Primeiro temos a escola, depois passar no vestibular, conseguir um bom emprego, dar uma boa Educação aos filhos e por aí vai - você sabe, afinal já passou por algumas dessas etapas. E a Matemática, com todos os seus desafios (e o prazer em superá-los), tem o poder de mostrar para crianças e adolescentes que desafios podem ser prazerosos e são até importantes para o nosso amadurecimento.
    7. Valoriza o esforço
    Apesar de uma atividade intelectual, Matemática é suor: não é fácil e exige muito do nosso cérebro. Crianças e adolescentes vão perceber que só consegue as respostas certas quem se esforça de verdade - e essa é uma lição que valerá por toda a vida.

    8. Deixa o brincar muito mais divertido
    Banco imobiliário, batalha naval, jogo da memória. Esses são apenas alguns jogos que exigem noções de Matemática. Além deles, há muitos outros. Então não há dúvidas: além de ser uma das disciplinas mais importantes, essencial no nosso cotidiano, ela ainda pode deixar a vida muito mais divertida!

    9. Pode fazer de seu filho um campeão
    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas acontece desde 2005 e a cada ano o número de participantes aumenta. É uma forma divertida e emocionante de despertar o gosto pelos números e revelar talentos. Podem participar alunos matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras. Incentive o seu filho a se inscrever!




    .

    ResponderExcluir

  3. A Matemática é um determinante em sua vida



    Todos nós nascemos como resultado
    De um sistema de equações.
    Acredite mesmo,
    Somos o par ordenado mais perfeito da natureza.
    Carregamos características de nossos pais y, e de nossas mães x.
    Eram milhões de espermatozóides pré-destinados ao óvulo.
    Um espaço amostral quase infinito...
    Mas você só está aqui hoje, porque era o melhor matemático de lá.
    Pois você venceu uma extraordinária probabilidade.

    Vivemos em função do tempo
    Que nos é dado.
    Existem vários tipos de pessoas,
    Aquelas que encontram um grande amor e a ele são fiéis
    Pela vida toda, são as "injetoras".
    Para cada pessoa, existe uma outra correspondente.

    Dizer que não se entende Matemática
    É um absurdo, porque você é um exemplo matemático.
    Não importa se não consegue resolver um logaritmo,
    Importa o quanto você é capaz
    De reconhecer conceitos matemáticos ao seu redor.

    MA terialize seus sonhos e
    TE nha coragem de expor sua
    MA neira de encarar a realidade. Ame a
    TI mesmo.
    CA minhe sem medo de cair.

    Aproveite porque o mundo é matemático.

    Elaine Rodrigues
    Jequié (BA)


    ResponderExcluir
  4. O que é mais difícil não é escrever muito, é dizer tudo, escrevendo pouco.

    (Júlio Dantas)

    ResponderExcluir