quinta-feira, 30 de maio de 2013

Para Refletir!

Nilson José Machado

Professor de Didática da Matemática da USP

A LEITURA, A ESCRITA, O LUXO

Ler, escrever e contar é o que deveria resultar dos estudos escolares, diziam nossos avós. No antigo Egito, a leitura era ensinada a todos, mas o ensino do cálculo não era generalizado e a escrita era destinada apenas aos filhos das classes dominantes. Em Roma, os escravos que conduziam tais crianças à escola eram chamados “pedagogos”. Em latim, paidòs é criança, e agogòs, condutor. Os pedagogos aprendiam a escrita para poder ajudar as crianças em seu aprendizado. Hoje, é incompreensível uma dissociação entre a leitura e a escrita. A expressão de si e a compreensão do outro são competências complementares. Ler é fundamental para seguir regras com consciência, mas a expressão pessoal é vital, e a escrita é essencial para isso. A oralidade esvanece, a escrita permanece. Animais comunicam-se oralmente; a peculiaridade do ser humano reside na escrita. É preciso ler e compreender o mundo, mas, na escola da vida, temos que assinar o livro de presença. Decididamente, a escrita não é um luxo.

Fonte: Disponível em: http://nilsonjosemachado.net/mileuma.html. Acesso em: 17 maio 2013.



10 comentários:

  1. "Onde há uma grande vontade de aprender, haverá necessariamente muita discussão, muita escrita, muitas opiniões; pois as opiniões de homens bons são apenas conhecimento em bruto".
    (John Milton)

    ResponderExcluir
  2. Caros colegas cursistas!
    Pesquisei uma frase que vem de encontro com o que estamos falando, e por isso gostaria de compartilhar com vocês.

    "A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão."
    (Francis Bacon)

    ResponderExcluir
  3. ADRIANA PEREIRA
    “Aprender a ler e escrever na escola deve, portanto, ser muito mais que saber uma norma ou desenvolver o domínio de uma tecnologia para usá-la nas situações em que ela se manifesta: aprender a ler e escrever significa dispor do conhecimento elaborado e poder usá-lo para participar e intervir na sociedade.”
    Luiz Percival Leme Britto

    Que possamos refletir como somos importantes para a construção de uma sociedade mais justa.

    ResponderExcluir
  4. ADRIANA PEREIRA

    A leitura é uma atividade permanente da condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde de cedo e treinada em suas várias formas.Lê-se para entender as formas.Lê-se para entender e conhecer.Lê-se por prazer e curiosidade,le-se para aprender e ficar informado e para questionar e resolver problemas.

    ResponderExcluir
  5. ADRIANA PEREIRA

    Compreender um texto é uma tarefa difícil, que envolve
    interpretação, decodificação análise, síntese, seleção,
    antecipação e autocorreção. Quanto maior a compreensão do
    texto, mais o leitor poderá aprender a partir do que lê. Se há
    uma intenção de que o aluno aprenda através da leitura, não
    basta simplesmente pedir para que ele leia, nem é suficiente
    relegar a leitura às aulas de língua materna: torna-se
    imprescindível que todas as áreas do conhecimento tomem
    para si a tarefa de formar o leitor.
    ( Smole e Dinniz)

    ResponderExcluir
  6. Caros colegas cursistas!
    Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência envolvendo a leitura e a escrita.

    Na escola em que trabalho desenvolvemos um projeto "Dinâmica da leitura" na qual uma vez por semana durante um mês, professor e alunos fazem a leitura de diversos materiais: livros, gibis, jornais, revistas, etc. Ao final de cada mês os alunos orientados pelo professor apresentam um produto final que pode ser: reescrita, resumo, ilustração, apresentação oral, ficha de leitura, cartazes, história em quadrinhos, teatro, etc. Os alunos gostam muito e participam, pois acreditamos que a leitura melhora o vocabulário, a escrita, a produção textual, a interpretação, e a resolução de problemas.

    ResponderExcluir
  7. "Palavra puxa palavra, uma ideia traz outra, e assim se faz um livro, um governo, ou uma revolução, alguns dizem que assim é que a natureza compôs as suas espécies."
    (Machado de Assis)

    ResponderExcluir
  8. Vale a pena aprender
    .

    Para muitos a Matemática é um problema
    Mas não é bem assim
    Aprendê-la vale a pena.
    Observem que em tudo ela está presente
    É nossa aliada
    E faz bem pra toda gente.
    Somar, subtrair
    Quero aprender.
    Multiplicar e dividir
    Quero aprender.
    Porcentagem e fração
    Quero aprender
    A Matemática é nossa amiga
    Vamos todos conhecer.

    Maria Sandra Andrade Santos

    ResponderExcluir