Plano de Aula.

"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos.(Albert Einstein)¨.

Plano de Aula
Conteúdos:

-Números Racionais
-Representação de números racionais: Exatos e Dízimas Periódicas;
-Operações com racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação;
-Frações: equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significados para fração;
-Porcentagem.

Tempo:
12aulas.

Tema abordado:

-Números.

Objetivo Geral:

Identificar os números racionais e promover estratégias e a resolução das operações com os números racionais levando o aluno à reflexão da importância dos números racionais no dia-a-dia disponibilizando diversas atividades e situações problemas relacionadas aos números racionais.

Objetivos específicos: ( habilidades e competências).

Representar um número na forma decimal;
Compreender a estrutura do sistema de numeração decimal;
Representar um número decimal a partir da sua nomeação em língua materna;
Compreender a equivalência entre as casas decimais e efetuar transformações: décimos em centésimos; unidades de milésimos, etc;
Reconhecer a correspondência entre a notação decimal e as frações decimais;
Transformar um número decimal em uma fração decimal e em ou representação por porcentagem;
Realizar as operações de adição e subtração com números decimais;
Estabelecer relação entre conceitos e linguagens: frações/decimais/porcentagem;
Saber identificar e reconhecer informações numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados;
Calcular porcentagens a partir da razão entre partes e o todo de uma situação-problema;
Organizar um conjunto de elementos em classes de equivalência, a partir de uma propriedade dada;
Comparar distintos significados da ideia de fração, compreendendo suas semelhanças e diferenças;
Compreender o conjunto dos números racionais reconhecendo cada numero racional como um representante de uma classe de frações equivalentes;
Compreender o campo dos números racionais como composto por números cuja representação decimal pode ser finita ou infinita e periódica;
Reconhecer as condições que fazem com que uma razão entre inteiros expresse uma dizima periódica;
Prever o tipo de representação decimal de uma fração irredutível a partir de analises e estratégias de fatoração do seu denominador;
Compreender a utilidade das potencias, bem como as raízes, na representação de números decimais;
Operar as propriedades da potenciação e radiciação;
Reconhecer a potenciação e radiciação em situações contextualizadas.

Justificativa:

Observado através da avaliação externa (SARESP) as competências (H01, H02, H03, H10, H15 e H16), detectou-se a necessidade e a importância de traçar um plano de aula a partir do conteúdo “Números racionais”, bem como o seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos e/ou temas envolvidos com o presente assunto.

Procedimentos Metodológicos:

- As aulas serão desenvolvidas através de situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas e dentre outras;
-Leitura de textos para introduzir os conceitos de alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do  aluno, como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
- Auxílio do caderno do professor e atividades do caderno do aluno;
-  Propor algumas situações problemas do cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam responder oralmente;
- Discussão e correção colaborativa entre professor e alunos das atividades.

Recursos Materiais e tecnológicos:

-Laboratório de informática;
-Lousa interativa;
-Calculadora;
-Softwares educacionais;
-Jogos relacionados com números racionais;
-Vídeos educacionais (telecurso) sobre números racionais;
-Sites de pesquisa.

Uso das narrativas da matemática com o tema Racionais.
Disponível em:
Estratégias.
Os alunos irão para o laboratório de informática junto com a professora para desenvolvermos as competências leitoras do tema racionais, depois fazer a socialização do entendimento texto lido entre os alunos e professora. A professora irá propor para os alunos para pesquisarem em outros sites diferentes narrativas para o tema racionais e escrever o entendimento das diferentes narrativas encontradas, também fazer menção daquela que acredita estar mais dentro da realidade do tema e depois socializar entre os alunos.
No caderno do aluno na página três e quatro podemos fazer a leitura e análise do texto Os Racionais Como Mostruário das Frações e logo em seguida, também no caderno do aluno na página nove poderão escrever o que entenderam do texto. O caderno do aluno que está a atividade é o da sétima série/8ºano volume um.
As atividades das narrativas do tema racionais tem o objetivo de trabalhar as competências leitoras e escritoras de forma que o aluno  protagoniza o seu aprendizado e o professor mediará  todo o desenvolvimento de forma dinâmica e colaborativa com o uso dos recursos tecnológicos disponível na escola.


Avaliação:

Os alunos serão avaliados, de forma contínua, quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram desenvolver ao longo da aprendizagem do conteúdo respeitando a particularidade de cada aluno.

Os alunos também serão avaliados através dos seminários e da socialização entre eles do tema.O empenho de cada aluno será importante para o processo da avaliação.



Intervenção:

Após identificadas as dificuldades dos alunos o professor poderá adotar as seguintes estratégias:

- Propor novos exercícios para que sejam resolvidos em duplas de trabalho, procurando formar duplas em que um aluno possa, de fato, ajudar o outro que esteja com dificuldades no assunto;
- Usar jogos online para a simulação com o objeto de aprendizagem.

Referências:

Utilizamos para sistematização do referencial teórico:

- Currículo do Estado de São Paulo;
- Caderno do professor e Caderno do aluno da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo;
- Matriz de Referência do SARESP.



2 comentários:

  1. Plano de aula bem completo e com resultados esperados muito satisfatórios.

    ResponderExcluir
  2. Plano bem consistente, com metodologias interessantes e uso de recursos tecnológicos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir