"Tenha
em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações.
Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a
nas mãos de seus filhos." (Albert
Einstein)¨.
Plano de Aula
Conteúdos:
-Números
Racionais
-Representação
de números racionais: Exatos e Dízimas Periódicas;
-Operações com
racionais – adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e
radiciação;
-Frações:
equivalentes, relação entre fração e decimais, novos significados para fração;
-Porcentagem.
Tempo:
12aulas.
Tema abordado:
-Números.
Objetivo Geral:
Identificar os
números racionais e promover estratégias e a resolução das operações com os
números racionais levando o aluno à reflexão da importância dos números
racionais no dia-a-dia disponibilizando diversas atividades e situações
problemas relacionadas aos números racionais.
Objetivos específicos: ( habilidades e
competências).
Representar um número na forma decimal;
Compreender a estrutura do sistema de numeração
decimal;
Representar um número decimal a partir da sua
nomeação em língua materna;
Compreender a equivalência entre as casas decimais
e efetuar transformações: décimos em centésimos; unidades de milésimos, etc;
Reconhecer a correspondência entre a notação
decimal e as frações decimais;
Transformar um número decimal em uma fração decimal
e em ou representação por porcentagem;
Realizar as operações de adição e subtração com
números decimais;
Estabelecer relação entre conceitos e linguagens:
frações/decimais/porcentagem;
Saber identificar e reconhecer informações
numéricas envolvendo frações e decimais em contextos diversificados;
Calcular porcentagens a partir da razão entre
partes e o todo de uma situação-problema;
Organizar um conjunto de elementos em classes de
equivalência, a partir de uma propriedade dada;
Comparar distintos significados da ideia de fração,
compreendendo suas semelhanças e diferenças;
Compreender o conjunto dos números racionais
reconhecendo cada numero racional como um representante de uma classe de
frações equivalentes;
Compreender o campo dos números racionais como
composto por números cuja representação decimal pode ser finita ou infinita e
periódica;
Reconhecer as condições que fazem com que uma razão
entre inteiros expresse uma dizima periódica;
Prever o tipo de representação decimal de uma
fração irredutível a partir de analises e estratégias de fatoração do seu
denominador;
Compreender a utilidade das potencias, bem como as
raízes, na representação de números decimais;
Operar as propriedades da potenciação e radiciação;
Reconhecer a potenciação e radiciação em situações
contextualizadas.
Justificativa:
Observado através da avaliação externa (SARESP) as
competências (H01, H02, H03, H10, H15 e H16), detectou-se a necessidade e a
importância de traçar um plano de aula a partir do conteúdo “Números
racionais”, bem como o seu mapeamento de percurso, identificando os conteúdos
e/ou temas envolvidos com o presente assunto.
Procedimentos
Metodológicos:
- As aulas serão desenvolvidas através de
situações – problemas do cotidiano do aluno e, a partir das mesmas, serão
ministradas aulas teóricas, explicativas, expositivas e dentre outras;
-Leitura de textos para introduzir os conceitos de
alguns conteúdos. Textos retirados do próprio livro didático do aluno,
como também de outros livros que trazem informações sobre o assunto em estudo;
- Auxílio do caderno do professor e atividades do
caderno do aluno;
- Propor algumas situações problemas do
cotidiano que os alunos utilizam números decimais para que os mesmos possam
responder oralmente;
- Discussão e correção colaborativa entre
professor e alunos das atividades.
Recursos
Materiais e tecnológicos:
-Laboratório de informática;
-Lousa interativa;
-Calculadora;
-Softwares educacionais;
-Jogos relacionados com números racionais;
-Vídeos educacionais (telecurso) sobre números
racionais;
-Sites de pesquisa.
Uso das narrativas da matemática com o tema
Racionais.
Disponível em:
Estratégias.
Os alunos irão para o laboratório de informática junto com a professora
para desenvolvermos as competências leitoras do tema racionais, depois fazer a
socialização do entendimento texto lido entre os alunos e professora. A professora
irá propor para os alunos para pesquisarem em outros sites diferentes
narrativas para o tema racionais e escrever o entendimento das diferentes
narrativas encontradas, também fazer menção daquela que acredita estar mais
dentro da realidade do tema e depois socializar entre os alunos.
No caderno do aluno na página três e quatro podemos fazer a leitura e
análise do texto Os Racionais Como Mostruário das Frações e logo em seguida, também
no caderno do aluno na página nove poderão escrever o que entenderam do texto.
O caderno do aluno que está a atividade é o da sétima série/8ºano volume um.
As atividades das narrativas do tema racionais tem o objetivo de
trabalhar as competências leitoras e escritoras de forma que o aluno protagoniza o seu aprendizado e o professor
mediará todo o desenvolvimento de forma
dinâmica e colaborativa com o uso dos recursos tecnológicos disponível na
escola.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados, de forma contínua,
quanto ao desempenho nas atividades, aos conteúdos desenvolvidos, as
habilidades proposta a ser alcançada, a metodologia utilizada e a aprendizagem
dos alunos quanto à compreensão e construção dos conceitos, procedimentos e
atitudes, mostrando assim as habilidades e competências que conseguiram
desenvolver ao longo da aprendizagem do conteúdo respeitando a particularidade
de cada aluno.
Os alunos também serão avaliados através dos
seminários e da socialização entre eles do tema.O empenho de cada aluno será
importante para o processo da avaliação.
Intervenção:
Após
identificadas as dificuldades dos alunos o professor poderá adotar as seguintes
estratégias:
-
Propor novos exercícios para que sejam resolvidos em duplas de trabalho,
procurando formar duplas em que um aluno possa, de fato, ajudar o outro que
esteja com dificuldades no assunto;
-
Usar jogos online para a simulação com o objeto de aprendizagem.
Referências:
Utilizamos
para sistematização do referencial teórico:
-
Currículo do Estado de São Paulo;
-
Caderno do professor e Caderno do aluno da Secretaria de Educação do Estado de
São Paulo;
-
Matriz de Referência do SARESP.
Plano de aula bem completo e com resultados esperados muito satisfatórios.
ResponderExcluirPlano bem consistente, com metodologias interessantes e uso de recursos tecnológicos.
ResponderExcluirParabéns.