segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEPOIMENTOS SOBRE ALGUMAS DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS
COM A LEITURA E A ESCRITA

"A leitura, além de ser um momento de fruição, nos faz descobrir e redescobrir como seres humanos, ampliando os nossos horizontes e perspectivas, formando-nos cidadãos críticos, autônomos e detentores de diversos saberes. A leitura para nós é quase uma religião: nos conecta ao transcendental, um mundo incrível e sem fronteiras: o mundo das ideias, da fantasia e da imaginação"

ÂNGELA CRISTINA PEREIRA VISONI MAGALHÃES:

A leitura é fascinante! Lembro-me que meu pai, que só estudou até a segunda série do ensino fundamental I, era um leitor voraz, se expressava muito bem e nos estimulava a ler, comprando gibis, revistas e livros. Por causa dele, adorava ir pra escola e quando aprendi a ler e percebi que podia "decifrar" os letreiros das lojas, as placas das rodovias e tudo o mais, eu não parava de ler. Era uma sensação de que a partir daquele momento eu estava realmente inserida no mundo.
Ler é um exercício que, como disse o coreógrafo J. C. Violla "estica a cabeça", ou seja, permite o desenvolvimento do intelecto e é fundamental para a saúde mental. Mas, acima de tudo é algo mágico! Um livro nos leva a viajar para outros lugares, estimula nossa imaginação. Por isso, quando vemos um filme que é uma adaptação de um livro que já lemos, em geral nos decepcionamos porque o diretor raramente consegue passar para a tela a riqueza daquilo que visualizamos durante a leitura.
Quando você lê um novo livro ou autor e se identifica, você revive aquela sensação incrível de quando aprendeu a ler.



2 comentários:

  1. ADRIANA PEREIRA

    A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
    André Maurois

    ResponderExcluir
  2. ADRIANA PEREIRA

    RELATOS DA VIDA REAL

    Lembro-me quando eu era criança e morava em uma pequena propriedade no interior do Estado de São Paulo e, minha família era muito humilde, porém tínhamos o velho hábito de quando terminávamos de jantar todos se reuniam no quintal para conversar e, quando a maioria já ia dormir minha mãe em sua simplicidade por não ter estudado pegava alguns livros que tínhamos em casa e traduzia as histórias mostrando-me as figuras e, ELA e eu íamos construindo a história e aos poucos fui aprendendo a entender as palavras e quando fui para a escola, que também era rural tive muita facilidade de aprender a ler e escrever. Lembro como se fosse hoje os elogios da professora Mercedes que não se cansava de dizer para os demais colegas como eu lia bem ,quando tinha as festas na igreja do povoado rural eu era sempre a primeira para ler um poema, uma poesia para os membros da comunidade o que fez com que “pegasse gosto pela leitura”. A primeira coleção que li foram os livros da coleção Vaga-lume e meu primeiro livro foi A ILHA PERDIDA, entrei naquele mundo, viajei com as crianças, conheci a ilha e me sentia parte daquele mundo. Era maravilhoso. Agradeço imensamente minha mãe que sem saber estava contribuindo muito para meu aprendizado e desenvolvendo minha capacidade leitora (BONS TEMPOS AQUELES).

    ResponderExcluir