terça-feira, 4 de junho de 2013

Depoimento da minha Experiência com a Leitura e Escrita.

Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates.

Fui alfabetizada no primeiro ano com a cartilha Caminho Suave pela professora Rute extremamente brava as vésperas da aposentadoria, lembro que nas férias de julho daquele mesmo ano ela nos deu de lição de casa copiar todas às famílias da cartilha, então pedi que minha irmã Rose fizesse as cópias e ela fez no maior capricho fiquei toda orgulhosa. No retorno as aulas quando entreguei a lição de casa para a professora  Rute. Ela  ficou tão brava, mas tão brava ...precisei eu mesma fazer toda a lição. Desde então, aprendi que precisamos enfrentar nossos obstáculos e passar por cima das barreiras encontradas hoje em dia seja na vida pessoal ou profissional quando estou diante de um obstáculo vou a busca de derrubar barreiras através da leitura, da pesquisa ( com amigos, em sites, livros e outros) para absorver a informação e assim vou formando o meu próprio aprendizado.
Através dos anos letivos fiquei cada vez mais próxima da leitura e consequentemente da escrita fazia leituras em gibis, como não tinha condição de comprar pedia emprestado para os vizinhos e chegava em casa e os lias a tarde inteira. Depois veio meu primeiro livro  o Cachorrinho Samba  como exigência  do professor de língua Portuguesa o Sr. Antonio que cobrava a leitura de um livro por bimestre como avaliação e tínhamos que contar em detalhe para ele  no dia determinado. Depois vieram os  da coleção Vaga Lume.
Não fiquei traumatizada por ser obrigada a ler apenas apaixonada pelos livros, sempre estou lendo para entrar em um mundo imaginário e fictício sair um pouco da realidade. Gosto principalmente de romances, mistério e história do Brasil. Como mãe incentivo meus filhos a ler pelo meu próprio exemplo e comprando livros para eles e os deixando ao alcance deles para manusear e observar as ilustrações criando suas próprias história e também fazendo a leitura  e socializando o entendimento, pois ainda não estão alfabetizados.
Como professora incentivo os meus alunos a ler contando os livros que leio e mostrando o quanto a leitura é importante para o desenvolvimento intelectual e cognitivo deles  e principalmente que precisamos da leitura para desenvolver a matemática com sucesso.

A escrita é consequência da leitura, mas escrever às vezes e para algumas pessoas pode ser mais difícil o importante é não desistir nunca. Troca o livro se não gostou, rasgue o rascunho se não escreveu direito mas siga sempre em frente com o objetivo focado na leitura e na escrita  porque esses são os bens mais preciosos que adquirimos no decorrer da nossa vida e que jamais poderá nos ser roubado.

Abraços.

Postado por: Adriana de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário